PROJETO 1001 HISTÓRIAS COM ARTE PROMOVE OFICINAS DE ARTE E LITERATURA GRATUITAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO

Ônibus itinerante passará pelo Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. Búzios e Cabo Frio são as novidades na programação deste ano

Na segunda etapa do projeto 1001 Histórias com Arte, lançado em 2015, sete cidades do Estado do Rio de Janeiro receberão o ônibus itinerante adaptado para sediar oficinas gratuitas de artes, cultura e literatura. Além da capital, o ônibus transformado em uma grande biblioteca ateliê multimeios passará por Niterói, São Gonçalo, Macaé, Búzios, Cabo Frio e Rio das Ostras. O lançamento acontece em Itaboraí, na Escola Municipal Maria das Dores Antunes, nos dias 27 e 28 de abril.

“Ao todo, serão oferecidas mais de duzentas oficinas para cerca de nove mil crianças matriculadas no primeiro e segundo anos do ensino fundamental, o dobro do número de beneficiados da primeira etapa”, comemora Carolina Butolo, sócia-fundadora da Spiral Criativa, responsável pelo projeto. Carolina adianta que, em 2017, o 1001 Histórias com Arte, que recebeu menções honrosas de todas as cidades por onde passou, passará a contar com um segundo ônibus, que será adaptado para receber peças de teatro.

Além das atividades nas escolas, nos finais de semana, o ônibus da 1001 Histórias com Arte vai participar de eventos planejados pelos municípios e, a partir de parcerias firmadas com ONGs e instituições culturais que atendem às crianças matriculadas no ensino fundamental, vai oferecer oficinas nos finais de semana. Em dezembro, ao final da programação, será lançada uma exposição transmídia que contará tudo o que aconteceu nas oficinas, além de 1000 exemplares de um livro-catálogo com DVD, onde estará uma apresentação bem detalhada das práticas pedagógicas adotadas. O material será distribuído para escolas e bibliotecas públicas. “Os pontos de partida são sempre temas relacionados com a literatura infantil. Durante as oficinas, as crianças produzem trabalhos utilizando desenho, música, pintura, cinema e teatro, em atividades orientadas por educadores”, explica Carolina

Balanço

Na primeira etapa, realizada em 2015, o projeto 1001 Histórias com Arte atendeu a 4600 crianças, de 40 escolas, superando a meta inicialmente estabelecida. “Nós investimos mais de 30% do orçamento total na contratação de empreendedores culturais das cidades de São Gonçalo e Niterói, utilizando o projeto como incentivador do mercado cultural local. Outros destaques foram: as parcerias com as Prefeituras para multiplicar o conteúdo e as práticas pedagógicas e a distribuição gratuita de 600 livros com DVD para escolas, bibliotecas, ONGs e instituições que trabalham com crianças. Além disso, mesmo tendo como base a frágil situação econômica do País, conseguimos renovar o patrocínio e ampliá-lo, construindo parcerias importantes com fornecedores, o que possibilitou duplicarmos o atendimento, com apenas 20% de acréscimo orçamentário. Acredito que o balanço não poderia ser melhor”, destaca Carolina.

História

A ideia do 1001 Histórias com Arte surgiu em 2000, quando a Auto Viação 1001 iniciou o projeto social "1001 Histórias". Esse embrião do projeto atual era um ônibus-biblioteca que oferecia um acervo de livros infanto-juvenis para crianças e jovens de escolas públicas. O projeto percorreu mais de 200 cidades e atendeu cerca de 600 mil crianças em 11 anos.

Realização e apoios

O projeto 1001 Histórias com Arte é uma realização da Spiral Criativa e do Instituto JCA, com patrocínio da Auto Viação 1001, Sit Macaé e Macaense via Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Mais Informações:

Trevo – Assessoria de Imprensa do Projeto 1001 Histórias com Arte
Tels.: 21.2544-6203 e 21.97644-1078

Márcio Martins - marcio.martins@trevocomunicativa.com.br
Carolina Feital - carolina.feital@trevocomunicativa.com.br

www.trevocomunicativa.com.br