Rota

Na primeira edição do projeto 1001 Histórias com Arte, em 2015, nosso ônibus mágico passou pelas cidades de Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói e foi um grande sucesso. Em 2016, escola públicas das cidades de Rio de Janeiro, Macaé, Rio das Ostras, Niterói, São Gonçalo, Búzios e Cabo Frio receberam o projeto. Embarque com a gente nesta viagem.

Preparativos

Educadores, pintores, capoteiros, motoristas e uma série de outros profissionais trabalharam muito para deixar o ônibus do 1001 Histórias com Arte lindo. O ônibus passou por reparos e adequações para receber com conforto e segurança as crianças que participaram do projeto. A equipe de produção trabalhou com atenção e dedicação, pensando em todos os detalhes. Já os educadores planejaram atividades super divertidas, para que todo mundo aprenda brincando.

BLOG

Exposição no Campo de São Bento

O Campo de São Bento, em Niterói, recebeu nos dias 17 e 18 de dezembro a exposição do projeto 1001 Histórias com Arte. Os visitantes puderam conhecer o ônibus, as oficinas do projeto e experimentar atividades de arte.

Ação de Natal - Lar Os Girassóis

No dia 9/12 recebemos no Instituto JCA mais de 100 crianças do Lar Os Girassóis para atividades da exposição do projeto 1001 Histórias com Arte. Ao final das oficinas, o Papai Noel chegou e fechou a manhã com magia e diversão. Gratidão a todos que participaram desta ação que reuniu sorrisos, amor e arte!

Abertura da exposição 1001 Histórias com Arte

No dia 7 de dezembro, lançamos o livro e DVD do projeto 1001 Histórias com Arte no Instituto JCA.

Exposição 1001 Histórias com Arte

Entre dos dias 7 e 14 de dezembro, o Instituto JCA recebe a exposição do projeto 1001 Histórias com Arte. Já nos dias 17 e 18 estaremos no Campo de São Bento, em Niterói.

Natal Solidário da Associação Agir

No dia 3 de dezembro, estivemos em Vargem Grande para o Natal Solidário da Associação Agir.

Búzios

Nossa última parada foi na cidade de Búzios. Pela primeira vez na cidade, atendemos cinco escolas entre os dias 16 de novembro a primeiro de dezembro.

Cabo Frio

Entre os dias 25 de outubro e 11 de novembro foi a vez de Cabo Frio receber as oficinas do 1001 Histórias com Arte pela primeira vez. Foram seis escolas contempladas e mais de 400 crianças atendidas.

Macaé

A cidade de Macaé nos recebeu de braços abertos entre os dias 19 de setembro a 20 de outubro. Atendemos seis escolas da cidade e mais de 800 crianças.

1001 Histórias com Arte + ArteCore = Sucesso total

Nos dias 15 e 16 de outubro o 1001 Histórias com Arte esteve no Artecore, um dos maiores festivais de arte urbana do Rio. Mais de mil pessoas passaram ônibus e conheceram o projeto.

Rio das Ostras

Entre os dias 22 de agosto e 15 de setembro, o nosso ônibus biblioteca-ateliê passou por Rio das Ostras. Foram momentos incríveis atendendo aproximadamente mil crianças de escolas públicas da cidade.

Niterói

A cidade de Niterói recebeu nosso ônibus biblioteca ateliê entre os dias 7 de junho e 20 de julho. Nesse período, atendemos cerca de 700 crianças de oito escolas públicas da cidade. Vivemos momentos emocionantes na cidade sorriso. <3

Casa Ronald McDonald

No dia 11 de agosto estivemos na Casa Ronald McDonald, no Rio de Janeiro. Oferecemos contação de histórias e oficinas artísticas para crianças hóspedes da casa. Foi uma linda tarde de amor e arte <3

Ônibus miniatura

Alunos do Instituto JCA apresentaram durante a 6ª Mostra de Trabalhos, realizada nos dias 7 e 8 de julho, o 1001 Histórias com Arte . Os jovens contaram a história do projeto a partir de uma miniatura do nosso querido ônibus, produzida por eles, e falaram sobre a importância das empresas do setor de transporte patrocinarem iniciativas culturais e sociais.

Evento em Nilópolis

Em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Nilópolis realizamos no dia 22 de julho um evento na Escola Municipal Ribeiro Gonçalves. As crianças participaram de contações de histórias, brincadeiras e oficinas artísticas.

Evento em Charitas

No dia 15 de julho promovemos um evento especial na estação das Barcas de Charitas, em Niterói. Crianças da comunidade do Preventório e alunos da Escola Estadual Maria Pereira Neves participaram de oficinas de cultura e literatura gratuitas. A data do evento foi escolhida especialmente para homenagear o empresário Jelson da Costa Antunes, fundador da empresa 1001 e do Instituto JCA, falecido em 2006. Jelson foi o responsável pela criação de diversos projetos sociais que, durante os últimos anos, vêm beneficiando milhares de crianças e adultos em cidades fluminenses.

Museu do Ingá

O projeto 1001 Histórias com Arte e o Museu do Ingá, em Niterói, firmaram uma parceria para a promoção de oficinas artísticas gratuitas para os visitantes. A ação batizada de “1001 Histórias com Arte no Ingá” foi realizada nos dias 26 de junho e 2 de julho no pátio do museu. O objetivo foi ampliar e democratizar o acesso ao conteúdo cultural do projeto, incentivar a leitura e a experimentação artística de forma lúdica e divertida

Itaboraí - Escola Municipal Maria das Dores

A Escola Municipal Maria das Dores Antunes fica em Picos, zona rural de Itaboraí e fundada por Jelson da Costa Antunes, grande empresário do setor de transportes e fundador do Grupo JCA. Nos dias 27 e 28 de abril oferecemos oficinas de arte para os alunos da escola.

Rio de Janeiro

No dia 2 de maio chegamos na cidade maravilhosa. No Rio de Janeiro, atendemos mais de mil crianças de cinco escolas públicas. Estreamos a oficinas"Dançando com Miró", novidades na edição 2016 do projeto . Até o dia 6 de junho, percorremos os bairros de São Cristovão, Catumbi, Benfica e Caju.

Ação Global 2016

No dia 21 de maio participamos da Ação Global, na Vila Olímpica Mané Garrincha, no Caju. Mais de 600 pessoas, entre crianças e adultos, visitaram o nosso ônibus. O evento é organizado pelo SESI/RJ e a Rede Globo e oferece serviços de utilidade pública e ações sócio-educativas. Fotos: Jorge Santos e Manuel Fer

1001 Histórias com Arte 2016

Foi dada largada do 1001 Histórias com Arte em 2016. Reunimos as equipes do projeto no dia 5 de abril para alinharmos os detalhes. As oficinas de arte em escolas públicas começam dia 27 de abril. Nos próximos meses, iremos oferecer oficinas de arte para escolas públicas de sete cidades do estado do Rio e atender mais de nove mil crianças!

Niterói - 10 de novembro

Encerramos o semestre com chave de ouro em Niterói. Seis escolas públicas da cidade receberam o projeto, o que resultou em mais de mil crianças entre os dias 10 de novembro e 10 de dezembro.

São Gonçalo - 21 de outubro

Entre os dias 21 de outubro e 9 de novembro, sete escolas públicas de São Gonçalo e mais de 300 crianças conheceram o nosso ônibus biblioteca-ateliê.

Itaboraí - 13 outubro

Itaboraí nos recebeu de braços abertos. Atendemos mais de cem crianças de quatro escolas nos dias 13, 14, 19 e 20 de outubro.

Macaé - 8 outubro

Nosso ônibus ateliê-biblioteca chegou em Macaé no dia 8 de outubro. Atendemos mais de mil estudantes de 11 escolas da cidade, inclusive localizadas na zona rural. Foram cinco semanas emocionantes e de muito aprendizado.

Casimiro de Abreu - 31 agosto

Chegamos a cidade do poeta, Casimiro de Abreu. Foi apenas uma semana, mas cheia de alegria e diversão. De 31 de agosto a 3 de outubro, ofertamos oito oficinas em duas escolas para mais de 120 alunos.

Rio das Ostras - 10 agosto

Caímos na estrada e chegamos a Rio das Ostras, município localizado na Região dos Lagos. De 10 a 27 de agosto, ofertamos 24 oficinas para 12 escolas públicas para mais de 800 estudantes. Fomos recebidos por paisagens exuberantes e sorrisos de crianças animadas com as nossas oficinas de arte.