O projeto

O projeto 1001 Histórias com Arte surgiu a partir da necessidade de despertar a imaginação de nossos pequenos brasileiros, gerando neles a curiosidade por conhecimento. E o ponto de partida não poderia ser outro senão temas relacionados à literatura infantil, a partir de desenhos, músicas, pinturas e filmes, destacados em atividades orientadas por uma experiente e criativa equipe de educadores.

Em 2015, o ônibus biblioteca-ateliê 1001 Histórias com Arte passou por Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro. As atividades deram origem a uma exposição transmídia, com os detalhes de tudo o que aconteceu durante as oficinas.

Também foram produzidos e distribuídos gratuitamente a Bibliotecas, Instituições Culturais, Escolas e entidades de Terceiro Setor que trabalham com crianças, 600 unidades de livro-catálogo com DVD encartado; com a apresentação bem detalhada das práticas pedagógicas é um importante veículo multiplicador das práticas arte-educativas adotadas.

Na segunda etapa do projeto, realizada em 2016, o 1001 Histórias com Arte percorreu as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Itaboraí, São Gonçalo, Macaé, Búzios, Cabo Frio e Rio das Ostras.

Ao todo, foram oferecidas mais de duzentas oficinas para mais de 10 mil crianças matriculadas no primeiro e segundo anos do ensino fundamental, além do atendimento realizado em eventos públicos organizados pelos municípios.

E os resultados podem ser acessados aqui, em nosso portal! O vídeo passo-a-passo das oficinas e o livro-catálogo, materiais que apresentam as práticas arte-educativas adotadas, estão disponíveis para visualização e download.

A ideia do projeto é inspirada no projeto ônibus-bliblioteca, criado no ano 2000 pela Auto Viação 1001, que percorreu 200 cidades e atendeu a 600 mil crianças. Reformulado pela equipe da Spiral Criativa, em parceria com o Instituto JCA, o projeto tem patrocínio da Auto Viação 1001, Sit Macaé e Macaense via Lei Rouanet do Ministério da Cultura.


OFICINAS DE ARTE E INCENTIVO À LEITURA

Conheça um pouco do universo mágico que o 1001 Histórias Com Arte proporciona ao incentivar a leitura através da experimentação artística:

Acesse aqui nosso livro-catálogo com opção para download ou visualização online.



O conteúdo das Oficinas também pode ser assistido em nossos vídeos passo-a-passo:

VÍDEOS OFICINAS:

Ser diferente é Incrível

Dançando com Miró

Emoções com Arte

Cordel com isogravura

Portinari e as brincadeiras

Aquarela e as cores

Modelando a poesia

Quem somos

Somos um grupo de jovens empreendedores e profissionais que se unem e interagem com o propósito de realizar produções culturais com potencial transformador da sociedade.

Fundada por Carol Butolo, que desde 2002 trabalhou para grandes organizações e instituições culturais como o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Fundação Armando Alvares Penteado , a Spiral é o resultado de uma nova maneira de viver a vida.

Em 2014 o setor de Gestão Cultural da Tipiti Soluções Culturais se consolidou adotando o nome Spiral Criativa, e desde então Carol tem se dedicado a tentativa de "ser a transformação que deseja ver para o mundo"; sábias palavras de Gandhi.

Não temos escritório, nem horário comercial - somos nômades digitais e livres para criar segundo nosso próprio relógio biológico criativo individual! Nossa meta é interferir positivamente na sociedade através de produções culturais e criativas, e nosso objetivo é a experiência e empreendedorismo em rede; são esses nossos maiores resultados!

PRÊMIOS

Seleção Edital Correios 2015 - 2016
Seleção Edital Correios 2014 - 2015
Seleção Caixa Cultural 2013 - 2014
Incubadoras Rio Criativo 2011 - 2014 (Spinoff Tipiti Soluções Culturais)

O Instituto JCA é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a formação de jovens. Criado em 2004 por iniciativa do Sr. Jelson, um dos maiores empresários do setor de transporte do país, em 10 anos de atuação atendeu mais de 2.000 jovens em diversos projetos nos municípios da Região Metropolitana do Rio Janeiro. Como potente centro formador, o Instituto JCA acredita na transformação do jovem e da sua realidade por meio da educação.

Os programas e projetos são pensados sob três eixos de ação: fazer do jovem um bom aluno, um bom profissional e um bom cidadão. O instituto possibilita que jovens tenham condições e oportunidades para fazer a diferença em seus contextos sociais, através do acesso à boa educação, ao conhecimento e a valores sociais.

Fundada em 1948, a Auto Viação 1001 é a maior empresa de transporte rodoviário do Estado do Rio de Janeiro e uma das maiores do Brasil. Adquirida em 1968 por Jelson da Costa Antunes, a 1001 foi pioneira na oferta de serviços especiais no atendimento aos clientes, sempre utilizando as melhores práticas de gestão do mercado, o que a tornou referência de qualidade no setor. A empresa que é controlada pelo Grupo JCA, conta com uma frota de 1.300 ônibus, com idade média de 2,8 anos, e liga cidades nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina. A companhia conta com mais de 4 mil colaboradores e é uma das mantenedoras no Instituto JCA.

Em 2010 foi criada a empresa SIT Transportes S/A, sociedade com fim específico entre as empresas concessionárias Rápido Macaense e Viação Líder, para operarem sob forma de consórcio. O modelo de sistema integrado de transporte, sucesso em diversas cidades, foi implantado em Macaé em março de 2006 a fim de garantir a integração física e tarifária do sistema de transporte urbano.

A licitação do transporte público em Macaé ocorreu em 2004, operando até então com três empresas: Auto Viação Líder (17 carros), Rápido Macaense (53 carros) e Rápido São Cristóvão (24 carros). A partir de 2005 a Macaense e a Líder venceram o processo de licitação e passaram a operar no município com um sistema de transporte integrado, uma operação com linhas troncais, radiais e alimentadoras integradas entre si, operando com uma frota de 90 ônibus.

Hoje são mais de 1.600 colaboradores e uma frota de 325 veículos da mais alta tecnologia, com idade média de 1,8 anos, atuando em aproximadamente 38 linhas urbanas, transportando, em média, 3.000.000 passageiros/mês.

A SIT possui hoje uma das maiores e mais modernas garagens no Brasil, ocupando um espaço de 50.000 m2, dispondo para a manutenção de uma área de 8000 m2, contemplando 09 rampas para ações preventivas e corretivas e sistema de lavagem automatizado, inclusive de chassis por meio de ducha vulcânica, com uma estação de reutilização da água que atinge a 1.500.000 litros/mês. Dispõe ainda de um sistema de lavagem de peças com aquecimento de até 90º e descarte tratado. Para obter o selo verde, credenciamento para utilizar energia com geração própria por seis horas/dia, apresentou projeto junto à AMPLA, que foi aprovado e já se encontra em fase de implantação.

A Rápido Macaense opera no transporte rodoviário de passageiros há 60 anos atendendo com qualidade e segurança passageiros dos municípios da Costa do Sol (RJ). Em 2003, a empresa foi incorporada ao Grupo JCA, que promoveu importantes mudanças com objetivo de mantê-la sempre sólida, competitiva no mercado e alinhada com os valores empresariais e sociais do grupo.

Hoje a Macaense opera serviços que ligam o Rio de Janeiro, Niterói e a Baixada Fluminense aos municípios de Barra de São João, Conceição de Macabu, Rio das Ostras e Macaé.