O que fazemos é transformar boas ideias em projetos, negócios e instituições culturais e criativas com foco no impacto social e econômico e ambiental; contribuir com empresas, governo e o terceiro setor a fazerem a diferença que queremos ver para o mundo.
Enxergamos que a sociedade do futuro será cada vez mais humana, colaborativa e interdependente, que nossa evolução nunca foi tão dinâmica e complexa, e os resultados de hoje devem ser co-criados, extraindo ao máximo seu potencial social transformador.
Somos conectados e trabalhar em rede nos permite estruturar ideias reunindo especialistas em diversas áreas e saberes; diferentes visões colaboram para uma melhor solução.
Uma ideia + uma rede colaborativa da Spiral = projeto, negócio ou instituição cultural e criativa com potencial transformador da sociedade.
O Instituto JCA fundado em 2004, mantido pelo Grupo JCA, trabalha com a perspectiva de que a desigualdade social é uma questão a ser superada para a constituição de uma sociedade melhor. Para isto, escolheu atuar nas áreas de educação e cultura, com projetos que melhorem as oportunidades para os jovens e os projetem para um futuro com mais possibilidades de escolha.
Uma marca do IJCA é a de buscar trabalhar a partir das vontades e potencialidades que se apresentam no território, e criar projetos que despertem e estimulem novas configurações das relações entre as pessoas, a empresa e os parceiros, visando ao desenvolvimento local em sentido mais amplo e sustentável. Nesse sentido, o IJCA já contribuiu com a inserção de cerca de 3.000 jovens em espaços profissionais e de formação superior.
O IJCA lidera, junto com outras organizações públicas e privadas, um movimento para qualificar as políticas de educação na Região Metropolitana Leste Fluminense do Rio de Janeiro e atua nos últimos dois anos na sensibilização e formação artística de crianças e adolescentes e identificação de agentes culturais no Parque Vila Maria, em São Paulo.
Fundada em 1948, a Auto Viação 1001 é a maior empresa de transporte rodoviário do Estado do Rio de Janeiro e uma das maiores do Brasil. Adquirida em 1968 por Jelson da Costa Antunes, a 1001 foi pioneira na oferta de serviços especiais no atendimento aos clientes, sempre utilizando as melhores práticas de gestão do mercado, o que a tornou referência de qualidade no setor. A empresa que é controlada pelo Grupo JCA, conta com uma frota de 1.300 ônibus, com idade média de 2,8 anos, e liga cidades nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina. A companhia conta com mais de 4 mil colaboradores e é uma das mantenedoras no Instituto JCA.
Em 2010 foi criada a empresa SIT Transportes S/A, sociedade com fim específico entre as empresas concessionárias Rápido Macaense e Viação Líder, para operarem sob forma de consórcio. O modelo de sistema integrado de transporte, sucesso em diversas cidades, foi implantado em Macaé em março de 2006 a fim de garantir a integração física e tarifária do sistema de transporte urbano.
A licitação do transporte público em Macaé ocorreu em 2004, operando até então com três empresas: Auto Viação Líder (17 carros), Rápido Macaense (53 carros) e Rápido São Cristóvão (24 carros). A partir de 2005 a Macaense e a Líder venceram o processo de licitação e passaram a operar no município com um sistema de transporte integrado, uma operação com linhas troncais, radiais e alimentadoras integradas entre si, operando com uma frota de 90 ônibus.
Hoje são mais de 1.600 colaboradores e uma frota de 325 veículos da mais alta tecnologia, com idade média de 1,8 anos, atuando em aproximadamente 38 linhas urbanas, transportando, em média, 3.000.000 passageiros/mês.